terça-feira, 11 de setembro de 2012


COMENTANDO O PROGRAMA DE CULTURA DA MÁRCIA 2:

RETOMAR E RENOVAR O PROMIC

Das propostas de Márcia Lopes para a Cultura, destaco a ideia de Novo Promic, com maior destinação de recursos e menos burocracia. Registre-se que os demais candidatos nem mesmo falam no Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic. Suspeito que seja por uma simples razão: não o conhecem, não sabem como funciona e nem sabem que se trata de um dos principais modelos de fomento cultural municipal existente no Brasil.
Enquanto modelo de legislação, o Promic é muito bom. Foi concebido em 2002 e implantado a partir de 2003, numa inédita discussão aberta com o meio cultural, em conferências de cultura: prevê o fomento a projetos vindos dos artistas, produtores culturais e da comunidade mediante editais abertos para seleção de projetos. Prevê o fomento a Projetos Independentes, nascidos da vontade dos produtores de cultura, e também a Programas e Projetos Estratégicos, para  processos culturais de maior abrangência, que estruturam a presença das linguagens culturais na cidade e o intercâmbio cultural.
Apesar de ser um bom modelo, nos anos recentes foi maltratado. A gestão de Barbosa Neto diminuiu os recursos investidos, não deu bola para estruturar ações comuns dos projetos em benefício da cidade e aumentou a burocracia no tratamento aos produtores culturais. Enfim, esvaziou a energia cultural que a cidade vinha vivenciando. Márcia propõe retomar um Promic em diálogo com o meio cultural, com mais recursos e com o espírito de quem reconhece a importância da cultura na vida da cidade.
Dois outros pontos importantes do Programa de Governo são a implantação de um Circuito Expressivo Permanente que leve oficinas e espetáculos para todas as regiões e o fomento a Vilas Culturais nos bairros. Essas Vilas Culturais são espaços para a criação e circulação da arte e da cultura e formação de agentes culturais nas comunidades, onde a juventude desenvolve potenciais de produção cultural, em sentido de organização, de criação e operação técnica. Essas duas propostas estão diretamente relacionadas a retomar e renovar o Promic, pois se viabilizam através dele, pelos projetos dos próprios artistas e comunidades.
Resumo da ópera: a Márcia conhece e reconhece o processo cultural. Os outros devem estar correndo atrás de informações para dizer alguma coisa e não aparentar o que de fato portam sobre o assunto: um vazio.

2 comentários:

  1. Que fique claro, o PROMIC é uma criação do governo Nedson... e teve candidato ontem dizendo que o filho era dele. Desespero? Mentira? ou falta de conhecimento mesmo.

    ResponderExcluir